À volta da selecção

Parece que desde as 19h45 da passada 4ª feira o seleccionador Luís Felipe Scolari passou rapidamente de besta a bestial. Tudo por causa de três mudanças na equipa que entrou em campo para defrontar a Rússia. Tal como a nação portista exigia, Ricardo Carvalho, Nuno Valente e Deco jogaram de início. Assim ficou reconstituído o núcleo duro do Porto e o trio-maravilha do meio-campo. E como ganhámos, agora é tudo óptimo, quando antes era péssimo.
Aquilo que alguns “entendidos” se esqueceram de dizer foi que a Rússia foi uma equipa extremamente macia, que nos deixou jogar, ao contrário da Grécia, que pura e simplesmente nos atropelou a meio-campo e não nos deixou ter a bola durante a primeira meia-hora (sim, continua a ser verdade que uma equipa joga o que a outra deixa jogar). Portanto as análises feitas à equipa pecam por estar incompletas ao não levar em conta o adversário, por um lado, e ao ignorar que o trio-maravilha esteve em campo na 2ª parte contra a Grécia e não se viu nada de particularmente bom. E afinal, a exibição contra a Rússia também não foi o esplendor que alguns por aí apregoam.
Mais importante do que saber se deve jogar Deco ou Rui Costa, Simão ou Cristiano Ronaldo, Pauleta ou Nuno Gomes, o que todos pareceram ignorar foi que, contra a Grécia, Costinha não existiu. Só apareceu em destaque duas vezes: quando levou um cartão amarelo (pois é, no Europeu não se pode jogar com a dureza com que se joga no Porto) e quando fez uma assistência magnífica para um grego que deu origem à jogada do penalty. E durante meia-hora, ele e Maniche foram um meio-campo que não conseguiu segurar o jogo. Agora digam lá: o problema era estar em campo o Rui Costa?
Cá para mim, a alteração fundamental, e aquela que não foi feita, era a entrada do Petit, para dar consistência defensiva ao meio-campo e travar a avalanche grega. E provavelmente contra a Espanha vai ser esse, novamente, o busílis da questão, porque os espanhóis não são macios como os russos e o problema será aguentar a fúria espanhola. Veremos então se o trio-maravilha o consegue fazer, ou se eu tenho razão naquilo que digo.
E já agora: o Rui Costa deu uma grande bofetada nos seus coveiros com aquela jogada do 2º golo.

Kroniketas, sempre kontra as tretas (e armado em treinador de bancada)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Maratonista - Jornal de Notícias Discretas (III)

25 de Abril sempre?

Com espírito pouco natalício