A boa acção do dia

Um dia destes pratiquei a minha boa acção, a justificar o espírito natalício.
Estava a comer um hamburger no McDonald’s do Colombo quando duas jovens com ar de liceais (uma pretinha e uma lourinha) se dirigiram a mim e a pretinha perguntou-me: “pode-me arranjar um euro para ir ao Mac?”. Embrenhado como estava no ketchup e nas batatas fritas, limitei-me a abanar a cabeça numa reacção automática de negação. Ela limitou-se a dizer “obrigado” e vi-as afastarem-se para outra zona.
Mas 30 segundos depois caí em mim e percebi que não tinha tido espírito de Natal. Pior, que tinha ido fazer compras, já tinha ido à Fnac gastar dinheiro em bilhetes para espectáculos e ainda ia comprar prendas, que estava a comer furiosamente e não tinha um simples euro para ajudar a matar a fome a duas miúdas que provavelmente não têm quem lhes dê dinheiro para comerem à vontade. Ainda as vi passar novamente para um lado e para outro, com ar de quem anda à procura de alguma coisa, e tentei acabar rapidamente o meu hamburger e o meu gelado para ir procurá-las.
Dei a volta ao local e encontrei-as em frente ao balcão, a olhar para os menus, mas de longe. Reconheci a pretinha que me tinha interpelado e perguntei-lhe “Foi você que me pediu um euro?”. Ela respondeu “sim, estamos aqui a contar as moedas mas não temos dinheiro que chegue”. Ao que retorqui “então vocês querem comer e não têm dinheiro? Então peçam o que quiserem que eu pago-vos”. Parecia que lhes tinha saído a sorte grande, tal o ar de felicidade que fizeram. Ainda as vi cochichar qualquer coisa, como quem não acredita no que está a acontecer. A pretinha ainda me quis dar as moedas que tinha na mão, mas eu disse-lhe “guarde isso que faz-lhe mais falta do que a mim”.
Elas pediram o hamburger que quiseram, uma bebida e um gelado. Custou-me 10,35 €. Disse-lhes para comerem bem e desejei-lhes bom Natal. Afastei-me com a consciência mais tranquila do que se lhes tivesse negado um euro e deixado ficar com fome. A seguir fui para o Continente comprar champanhe e brinquedos e paguei 10 vezes mais. E pensei para comigo: “que bom que era que tivéssemos um pouco de espírito de Natal mais vezes e não apenas nesta quadra. E que imoral é andarmos num consumismo desenfreado enquanto há pessoas que não têm moedas que cheguem para comprar um hamburger”.
Afinal, se o Natal é quando um homem quiser, porque é que não ajudamos mais vezes aqueles que precisam? Não é bom ajudarmos alguém a ficar um pouco mais feliz, mesmo que seja só com um euro, em vez de nos fecharmos no nosso próprio egoísmo?

Kroniketas, sempre kontra as tretas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Maratonista - Jornal de Notícias Discretas (III)

25 de Abril sempre?

Com espírito pouco natalício