Tempestade num copo d’água

Vai para aí uma grande algazarra por causa das declarações de Ronald Koeman (treinador do Benfica) acerca dos golos do Sporting no último jogo com o Rio Ave. Um coro de carpideiras, quais virgens ofendidas, tem vindo a público protestar contra a ignomínia cometida pelo treinador holandês ao classificar dois dos golos como cómicos, concluindo daí que o Sporting teve a tarefa facilitada para ganhar o jogo.
Desde o defesa que encerrou a contenda com um golo na própria baliza, digno dos mais eficientes avançados, até aos presidentes dos clubes em confronto, até chegar agora a Liedson, avançado “leonino”, todos querem um pedido de desculpas de Koeman, invocando para isso outros jogos já realizados, inclusive o Benfica-Sporting desta época em que Liedson fez gato-sapato da defesa benfiquista. Os mais acirrados até invocam um jogo Estoril-Benfica de há um ano realizado no Algarve, como se fosse para aqui chamado.
Mas... pedido de desculpas porquê? Acaso Koeman disse alguma mentira acerca dos golos? Não é verdade que foram erros infantis do Rio Ave? Acaso Koeman afirmou que o Rio Ave facilitou o Sporting propositadamente? Não, limitou-se a constatar um facto e a retirar daí as consequências: com o Sporting a ter estes brindes é impossível o Benfica apanhá-lo, mas em nenhum momento disse que os brindes foram propositados.
Também não cola a comparação com o Benfica-Sporting, porque o Benfica teve deficiências e por isso perdeu o jogo. Logo, já teve a sua penalização, pelo que invocar-se esse jogo é despropositado. Mais despropositado é ir buscar o jogo do Algarve e aconselhar Koeman a revê-lo: não só é descabido como ridículo, porque Koeman não estava no Benfica, logo esse assunto é-lhe completamente alheio. Faz tanto sentido como acusar o actual primeiro-ministro pelas medidas tomadas pelo anterior.
É claro que os comentadores politicamente correctos aproveitaram para bater no holandês, mas se fosse o insuportável Pinto da Costa teríamos como notícia de abertura a estafada frase “Pinto da Costa comentou com a sua habitual ironia...”
Mas é assim Portugal: inventam-se factos a partir de coisa nenhuma. A verdade é que não se ouviu tamanha vozearia na semana anterior a propósito da afirmação de Paulo Bento (essa sim, bem mais grave) de que alguém estaria a tentar afastar o Sporting do 2º lugar para o entregar à equipa que vem a seguir. Mas aí já não se levantou nenhum coro de protestos nem de exigência de pedidos de desculpa...

Kroniketas, sempre kontra as tretas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Maratonista - Jornal de Notícias Discretas (III)

25 de Abril sempre?

Com espírito pouco natalício