O país dos “tudólogos”

Portugal é um país de tudólogos!

De gente que sabe tudo sobre tudo!

Não há cão nem gato que tenha acesso a um qualquer meio de comunicação que não se arrogue o direito de mandar bitaites sobre aquilo que pessoas responsáveis estão encarregues de tratar. Ele é jornais, rádios, televisões, redes sociais, mensagens privadas ou de grupo, todos os dias somos inundados com doutas opiniões de profetas da desgraça, profissionais indignados, comentadores encartados, especialistas em estatística, pandemias e saúde pública a debitar alarvidades sobre aquilo de que provavelmente sabem tanto como enviar um foguetão à lua.

Desde que entrámos em “modo de confinamento”, e principalmente depois de decretado o estado de emergência, todos os dias surgem "especialistas" a bolçar patetices acerca das medidas tomadas pelo governo, dizendo mal de tudo e de todos, contestando os números oficiais não se sabe com que base, achincalhando as conferências de imprensa diárias de actualização dos números da pandemia, dizendo que está tudo uma desgraça e que somos dos piores países do mundo nesta fase, dizendo que tudo foi feito tarde e mal!

Há quem chegue ao ridículo de dizer (sem se rir) “até o Irão está melhor que nós”, esquecendo-se de nos comparar com os países aqui à nossa volta ou com aqueles que têm população semelhante à nossa! Há países bem mais desenvolvidos com 5 ou 6 vezes mais população que nós e com 15 a 20 vezes mais mortos pelo Covid-19, mas nós é que somos uma desgraça!

Até há quem chegue ao ridículo de dizer (sem se rir) que afinal “só estamos bem porque não entupimos os hospitais”... Como se não fosse esse o objectivo e estivesse a acontecer por acaso!

Todos têm uma solução melhor do que aquilo que tem sido feito, todos sabem como é que se devia fazer, todos têm uma solução milagrosa e sabem melhor que ninguém que medidas deviam ser tomadas. Até um obscuro epidemiologista, que ninguém conhece e está no Reino Unido, vem dizer que somos a pior desgraça que existe, em vez de se preocupar com o que acontece no país onde está!
Agora até parece que há médicos com tanto tempo disponível que até lhes dá para escrever cartas de indignação ao Presidente da República por causa do 25 de Abril! Não devem estar muito ocupados a curar doentes!

Com tantos crânios e sábios à solta, continuo a não perceber como é que ainda estamos na cauda de Europa! Ditosa Pátria que tais filhos tem!

Nota: este texto não é reencaminhado de um autor desconhecido, nem anónimo, nem inventado. É meu.

Kroniketas, sempre kontra as tretas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Maratonista - Jornal de Notícias Discretas (III)

25 de Abril sempre?