Dedos e olhos (16 anos)


Parece que foi ontem (vá lá, anteontem), mas já passaram 16 anos desde que nos lançámos nesta aventura da blogosfera. Ainda não havia Facebook, nem iPhone, nem Instagram, e os programas de chat davam ainda os primeiros (e segundos) passos de forma algo tímida e trôpega. Também não havia Skype nem Whatsapp.

O advento dos blogs estava em crescimento e os internautas tinham aqui um meio de se expressar livremente uma vez que não podiam fazê-lo nos meios de comunicação social convencionais.

Um dia eu disse ao tuguinho: “e se criássemos um blog para podermos mandar umas bojardas?”. Quando dei por mim, ele tinha criado o endereço Krónikas Tugas (KT) e a personagem “tuguinho, cínico encartado” para si próprio, pelo que só me restou criar outra para mim. Aproveitando o nome do blog, surgiu o “Kroniketas, sempre kontra as tretas”.

E assim se foi espalhando a nossa verve, que deu origem a mais uma série de alter egos à medida dos temas que iam surgindo. Assim nasceram:

  • blogoberto, chico-esperto
  • Valter Rego, observador desassombrado
  • Mónica Galho, cronista da soçáite
  • Mateus Bichoso, repórter horroroso
  • Eládio Cardíaco, bd-maníaco
  • Ângelo Prepúcio, detective lúcido
  • Rogério Profundo, cidadão do mundo
  • Gabriel Alves dos Santos, tanto comenta livres como cantos
  • Demérito Matos, sábio com eles
  • Idálio Saroto, provedor do blog

Dois anos depois surgiu o Krónikas Viníkolas (KV) para separar os temas de vinhos e gastronomia do blog principal, pois já começavam a ser muito frequentes e a inundar o conteúdo dum blog que se queria generalista. E assim ficaram os dois, o principal dedicado a tudo e a nada, e o temático apenas para falar do néctar dos deuses e temáticas afins.

Depois foram as redes sociais, o imediatismo da palavra e da notícia, e os textos mais longos e estruturados foram perdendo espaço para o Facebook, pelo que o KT passou a ser sub-alimentado. Depois o tuguinho dedicou-se a outras artes e deixou as libações quase exclusivamente para o Kroniketas, situação que se mantém até hoje.

Mas, com mais ou menos textos, todos os anos voltamos para comemorar o aniversário e é bom, porque quer dizer que continuamos por cá, e com os dedos operacionais.

O nosso desejo é que, tal como este ano, no próximo aniversário nós continuemos com dedos e vocês com olhos.

All’s well when all’s well! Ou, como diria o outro, "estamos felizes porque estamos contentes"!!!

Abraços e beijinhos para os nossos leitores.

tuguinho e Kroniketas, os diletantes preguiçosos com dedos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Maratonista - Jornal de Notícias Discretas (III)

25 de Abril sempre?

Com espírito pouco natalício