Benfica: diz que é uma espécie de tiro aos pratos


Ao ver esta calamidade em que se transformou o futebol do Benfica (e nem vou falar nos resultados das outras modalidades na época passada, porque foi quase um deserto absoluto) e a péssima planificação das suas últimas épocas (pensei que da anterior para esta tivessem emendado a mão, mas parece que ainda foi pior a emenda que o soneto), dou por mim a questionar-me se nas épocas que correram eles acertaram porque sabiam o que estavam a fazer ou se foi por mero acaso.

Recuemos até à 2ª época de Jorge Jesus (2010/11). A primeira (2009/10) foi ganha com brilhantismo e com um futebol sublime e entusiasmante, o melhor em mais de 20 anos. Mas na 2ª entraram com arrogância e a falar em mudança de ciclo, como se o facto de ostentar um título de campeão fosse suficiente para já ter o seguinte assegurado.

O resultado foi o que se viu: andámos a jogar com o pior guarda-redes que passou pela baliza do clube (um tal Roberto, lembram-se? Era o tal que o JJ dizia que dava pontos... e deu muitos aos adversários), perdemos a Supertaça para o Porto logo no 1º jogo da época e alguns idiotas ainda andaram a vangloriar-se de termos perdido, ficámos a mais de 20 pontos do Porto, levámos 5-0 no Dragão, entregámos pateticamente o título no confronto em casa no jogo que terminou com uma das maiores vergonhas da história centenária do Benfica (o célebre jogo do apagão e da rega que serviu de chacota para o país inteiro), a seguir ainda fomos eliminados escandalosamente em casa da Taça de Portugal permitindo a reviravolta dos 2-0 que trazíamos do Dragão (tudo isto em menos de duas semanas), fomos eliminados da Liga Europa pelo Sp. Braga e vimos o Porto de André Villas-Boas (que não fez nada de relevante como treinador nem antes nem depois) limpar o Campeonato, a Taça de Portugal, a Supertaça e a Liga Europa!

A seguir foram mais 2 anos de desilusões, entregando de mão beijada ao Porto de Vítor Pereira 2 campeonatos que estavam no papo, culminando com o cruel ajoelhar no célebre golo de Kelvin no Dragão aos 92 minutos.

Depois veio a recuperação e os anos do tetra, dois com JJ e dois com Rui Vitória. E a seguir, novamente, o descalabro das épocas mal planeadas, jogadores contratados (e, pior que isso, despachados) sem critério e uma equipa completamente desequilibrada e mal estruturada. Compram-se e dispensam-se defesas-centrais, médios, pontas-de-lança, sem sequer se chegar a perceber o que valem.

Desde há um ano e meio para cá, tem sido um fartote! Temos 4 pontas-de-lança em que dois deles pura e simplesmente não jogam, enquanto Mitroglou deixou um vazio que ninguém preencheu, Jiménez marca golos atrás de golos no campeonato inglês e Seferovic passou de escorraçado a pronto-socorro. Dois centrais com quem acontece o mesmo, enquanto o Luisão renovou contrato para a seguir terminar a carreira... E onde está, por exemplo, o jovem Kalaica? João Félix, Alfa Semedo, Gabriel, tão depressa são titulares como passam semanas na bancada... Jogamos há anos sem um defesa direito digno desse nome, com o André Almeida a servir de tapa-buracos, enquanto se fala em despachar um tal Corchia. O Zivkovic (um dos melhores do plantel) foi tão ignorado que já se falava na sua saída no mercado de Janeiro. E poderia continuar por aí fora, a enumerar as dezenas de casos que ninguém entende.

Perante esta sucessão de equívocos, trapalhadas e negociatas mal explicadas (a maior parte mesmo inexplicáveis), pergunto-me se nos anos em que ganhámos quase tudo internamente e fomos campeões nas várias modalidades de pavilhão, isso aconteceu devido a um trabalho planeado, pensado, estruturado com tempo e com cabeça, ou terá sido apenas sorte e acaso, porque se dispara tão incessantemente em todas as direcções que nalgum alvo se há-de acertar?

É que já em 2009, e nas outras épocas anteriores a JJ, em que coleccionámos 3ºs e 4ºs lugares (por isso os sportinguistas se convenceram que o Paulo Bento era tão bom, porque ficou 4 anos à nossa frente), o presidente dizia aos benfiquistas para terem calma porque ele sabia muito bem para onde queria ir. Acontece que eu nunca percebi. Não percebi há 10 anos, e não percebo agora.

Haverá algum benfiquista que perceba?

Kroniketas, sempre kontra as tretas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Maratonista - Jornal de Notícias Discretas (III)

25 de Abril sempre?

Com espírito pouco natalício