sexta-feira, 12 de julho de 2013

Os reformados da hierarquia do Estado



A Sra. Presidente da Assembleia da República comportou-se de forma mais indigna do que os manifestantes cujo comportamento verberou. A sua frase é indecorosa e vergonhosa, e se alguma coisa precisa de ser revista é quem se põe a dirigir a casa da democracia. Pelos vistos, para a Sra. Presidente a democracia só funciona se for musculada e se o Zé Povinho se limitar a obedecer à lei do chicote e bico calado.

Bem pode vir agora justificar-se com a metáfora: pior a emenda que o soneto. Chamar "carrascos" no sentido em que o fez citando Simone de Beauvoir, que se referia aos nazis, ainda é pior do que se tivesse ficado calada.

Não é só o governo que precisa de demissão: a Sra. Presidente também. Faça um favor aos portugueses e à democracia que supostamente pretende defender e vá gozar a reforma que o Estado Português lhe paga para casa. Quem ofendeu a democracia não foi o povo que exerceu o seu direito de liberdade de expressão, mas sim a Sra. Presidente.

Kroniketas, sempre kontra as tretas

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Provar do próprio remédio

Se Cavaco Silva fosse primeiro-ministro e estivesse na oposição, aceitaria a solução proposta pelo Cavaco Silva presidente? É bom que se lembre do que fez quando era primeiro-ministro. Depois da maioria absoluta de 1987, nas eleições de 1991 o então líder do PSD avisou que, se não tivesse novamente maioria absoluta, "assumirá o que é normal: a oposição" - palavras textuais.

Desde que é PR, os seus discursos de Estado são das coisas mais lamentáveis e vergonhosas a que tenho assistido na nossa democracia. O discurso de vitória foi uma vergonha para alguém digno do cargo, coisa que Cavaco não é. Tem mostrado à saciedade que é vingativo, revanchista.

Acho muito bem que o PS não alinhe numa solução de fantochada. Ele que forme um governo de iniciativa presidencial com a maioria existente ou convoque eleições. Pois é, democracia também é isso, ninguém é obrigado a fazer parte duma solução com que não concorda.

Cavaco quis entalar o PS, mas foi o PS que o entalou com a resposta que deu... Quero ver como é que ele vai descalçar esta bota. Que prove do seu próprio remédio a ver se gosta.

Kroniketas, sempre kontra as tretas